TWITTER E FACEBOOK VIRAM ESTRATÉGIA DE MARKETING NAS REDES SOCIAIS

Por Rafael Fabrício

Até parece coisa de adolescente, mas não é. O aumento no número de acessos as redes sociais é tão expressiva, que muitas empresas adotaram o twitter e o facebook como meio de estar próximo aos clientes e ainda de conhecer melhor seus clientes. Os usuários das redes sociais vêem com bons olhos esta nova fase que as empresas aderiram para fazerem o seu marketing.
Atualmente, se você é um usuário de redes sociais, já deve ter notado como grandes marcas, produtos e serviços estão cada vez mais presentes no facebook e no twitter, interagindo com seus clientes e ainda buscando informações que não só ajudam a melhorar suas vendas, mas também na melhoria dos produtos e serviços prestados. O principal objetivo é estar mais próximo dos seus clientes, usuários e também, conhecer seus concorrentes, já que as redes sociais se tornaram grandes fóruns de discussões abertas e sem censura, tanto que hoje em dia, muitas manifestações  contra algum serviço, marca ou produto é divulgado e até marcado via twitter por exemplo.
Apesar das divergências nos resultados das pesquisas divulgadas por diversos sites da internet, nos dá uma noção aproximada das redes sociais mais acessadas, o orkut continua sendo o mais acessado aqui no Brasil e já o facebook e o twitter, vem crescendo consideravelmente e sendo o foco principal das empresas que encontraram nas redes sociais, o ingrediente certo para "fazerem" seu marketing. O aumento no número de usuários do twitter e facebook aqui no Brasil, obteve resposta imediata dentro do marketing, já que muitos profissionais em sua consultoria, indica que as empresas passem a estar mais próximo dos seus clientes e nada melhor e mais atual, do que o twitter, o facebook, o orkut e tantas outras redes, mas o twitter e o facebook, são os queridinhos da vez. 
Barato, de grande impacto, de fácil visualização e atinge um número expressivo de pessoas, as redes sociais são sim os meios preferidos pelos departamentos de marketing para gerar bons resultados e lucratividade, tanto, que muitas empresas andam investindo mais no twitter e facebook, do que em sites. O grande número de aplicativos existentes é uma prova  de que as redes sociais vem sendo cada vez mais alvo de marketing, a facilidade de alguns aplicativos, como aquele que unifica twitter e facebook, já é um dos mais utilizados. Existe também aplicativos criados pelas empresas que criam suas páginas no facebook para interagir ainda mais com as pessoas que usam a internet.
Aqui no Brasil, a expectativa é que o orkut seja cada vez menos utilizado e que o número de usuários e acessos ao facebook, aumente consideravelmente até o final de 2011, o que é bem visto pelo o marketing.
Mas também, não se dá para deixar de comentar que é preciso tomar alguns cuidados, afinal, tudo tem seu lado positivo e o negativo. Sendo assim, é bom tomar muito cuidado quanto as redes sociais para alavancar sua imagem, sua marca, pois isso pode ser negativo se seu produto ou serviço é mal visto por alguns usuários, assim como mostra esta reportagem abaixo produzido pela RPC TV.

Então, para finalizar este artigo, lembro que as redes sociais são sim excelentes opções para uso do marketing, mas como em tudo, é preciso cuidado, mas que se bem utilizado, é um grande aliado das empresas na hora de entender a mente dos clientes, conhecer suas idéias e pensamentos sobre o atual mercado.