MARKETING CULTURAL O QUE É?

Por Rafael Fabricio

Pesquisas recentes apontam o crescimento do uso do marketing pessoal por grandes empresas, mas para entendermos melhor esta ramificação do marketing, estarei expondo neste artigo maiores detalhes e informações sobre este tema.
O mundo vive um bom momento cultural, onde as pessoas buscam cada vez mais conhecer fatos do lugar onde vive, busca ser mais culto através da cultura (literatura, teatro, exposições, etc.), e foi aí que os mercadólogos e algumas empresas, encontraram a estratégia ideal para atingir um nicho do mercado até então pouco explorado, pouco visado e que traria uma resposta positiva para suas campanhas.
Porém, apesar do aumento considerável e expressivo desta estratégia de marketing, ainda são poucas empresas que investem e acreditam no marketing cultural, por isso apenas empresas com visão futurista e visão além de qualquer outra coisa, acreditam e investem na cultura e, entre as empresas que acreditam no marketing cultural, temos empresas do ramo público e privado como bancos, entre eles Caixa, Bradesco e HSBC por exemplo, mas não somente os banqueiros possuem esta visão cultural, mas empresas como Unilever e Claro também são exemplos de aceitação do marketing cultural no Brasil. 
Para se falar bem a verdade, o marketing cultural não é tão novo assim, mas pode-se dizer que és um bebê ainda aqui no Brasil, já que fazem poucos anos que esta estratégia chegou por aqui com mais força, embora já usada por algumas instituições há uns bons anos assim como as apresentações de natal no Palácio Avenida em Curitiba que alías completou 20 anos em Publicar postagem2010 e, mantido pelo o Banco HSBC e HSBC Cultural, ainda outros exemplos à serem citados, são os festivais culturais (principalmente no eixo Rio - SP) pela a Unilever do Brasil e por ai vai.    
Mas é preciso atenção quando o assunto é marketing cultural, pois assim como em qualquer outra área do mkt, um patrocínio que esteja ligado à cultura, nem sempre está ligado com o marketing cultural, até mesmo porque, se investir em cultura, é destinar parte das verbas de publicidade e até lucros à alguma ação cultural em uma localidade.
Então me despeço por aqui, dizendo que vale a pena buscar mais informações sobre marketing cultural e tantas outras ramificações do marketing, você poderá se surpreender com a diversidade do marketing, então pesquise, leia, procure se informar mais sobre marketing, seja nos canais de busca ou em artigos e cases de marketing publicados em sites, blogs, jornais e revistas, mas que você procure também livros sobre este assunto, existem bons títulos e grandes escritores de marketing.