MERCHANDISING NA TV JÁ PAGAM ENTRE 30 E 40% DAS PRODUÇÕES DAS EMISSORAS

Por Rafael Fabrício

Meu caro leitor/seguidor, é com muita alegria que volto ao blog para falar um pouco sobre as ações de merchandising na televisão. Sempre que ligamos nosso televisor, não demora muito e lá esta ela de forma bem visível e com o foco todo voltado à ela por ser o centro das atenções naquele momento, me refiro ao merchandising na telenovela, nos reality show, nos humorísticos a até no telejornal.
O aumento deste tipo de anúncio vem sendo cada vez mais vista e utilizada na TV, e na grande maioria das vezes, faz até parte do cenário como as TVs LED de uma famosa marca no BBB11, ou a tradicional marca de guaraná neste mesmo programa, mas também vemos marcas de agências bancárias, marcas de cosméticos, alimentos e por ai vai. Em algumas telenovelas por exemplo, o autor até cria um texto em volta do merchandising para vender melhor a marca do investidor e uma curiosidade, os valores pagos pelos merchans dentro das dramaturgias por exemplo, pagam quase que 40% da produção. 
Porém, a maior procura para se fazer uso desta estratégia, estão mesmo nos reality shows, onde até as provas que os participantes destes precisam executar se dão em torno das marcas ou de algum produto como a Unilever e Duracell por exemplo, mas um dos campeões de ações de merchan na TV, são os programas de auditório como o do Ratinho, Raul Gil, Programa do Gugu e Superpop da Rede TV. A invasão desta forma de publicidade vem garantindo espaço até em programas jornalisticos, principalmente nos horários locais (horários destinados aos programas das emissoras afiliadas à uma rede).
Logo as grandes redes e emissoras de televisão, terão mais merchan dentro da pauta, do roteiro de seus programas do que matérias e conteúdo próprio, já que estão reinventando a forma de se fazer marchan na TV aberta e até na TV fechada (por assinatura). O que quero dizer, é que as emissoras precisam tomar cuidado ao negociar a venda destes espaços para não se tornar cansativo para quem assiste, como a tal da TekPix por exemplo, já ouço pessoas comentando por ai que não aguentam mais ver a publicidade deles em quase todos os canais e programas, e isso é uma verdade, pois toda estratégia de marketing e publicitária precisa ser bem estruturada, analisada e para não cair na mesmice e assim correr o risco do nosso público se cansar e até deixar de comprar nossa marca.
E como essa prática vem crescendo e muito na TV, precisamos tomar mais cuidado ainda e as emissoras que vendem estes espaços, precisa tomar cuidado para não perder sua autenticidade, o seu padrão, é preciso saber conciliar bem toda esta estrutura para o faturamento ser legal para ambos os lados e assim, ninguém ficar no prejuízo e nem os telespectadores se cansarem a ponto de nem mais assistir seu canal favorito devido a poluição visual dos merchandising que vem tomando forte espaço neste mercado televisivo.
Bom, se formos falar sobre isso, há muito que se discutir, muitas idéias e opiniões diferentes, criticas e até sugestões, então caso queira comentar, opinar, sinta-se a vontade e quem sabe não podemos até criar um belo debate sobre o tema. Sendo assim, aqui me despeço deixando meu forte abraço e votos de boa leitura.