CONSTRUA O SUCESSO DE SUA MARCA EM CIMA DE SUAS QUALIDADES

Por Rafael Fabrício


Em meio a concorrência e o aumento das formas agressivas de marketing sob uma determinada marca ou serviço, muitos profissionais de marketing e até publicitários se utilizam da imagem do concorrente para alcançar o sucesso almejado para a marca à qual presta seus serviços, sua consultoria. O que digo de fato é que, os profissionais de marketing devem se preocupar menos em copiar a concorrência buscar o sucesso da sua marca pelas qualidades que esta possui e se aproveitar de falhas do concorrente para construir uma marca de sucesso.
Para simplificar, vou dar como exemplo Rede Globo e Rede Record, a segunda rede exibiu recentemente em seu telejornal os números que segundo eles, comprovam o crescimento dela, mas se esqueceram de comentar que muitas produções são verdadeiros plágios da primeira rede aqui citada, o telejornal por exemplo é prova disso, o cenário e até os GCs (geradores de caracteres), estes são iguais na cor e formato do de sua concorrente, programas dominicais também são exemplos. Agora pergunto, qual o marketing positivo diante disse, afinal de contas, quem não gosta do JN (Jornal Nacional), vai assistir o Jornal da Band ou o SBT Brasil, já que o que o JR(Jornal da Record) é igual ao JN! Note a semelhança na logomarca dos telejornais, nas cores e formato na figura à cima, lembrando sempre que uma logomarca bem feita e bem analisada, diz e muito sobre sua marca, produto ou serviço.
A Rede Record ao invés de usar das falhas da sua maior concorrente e investir nisso, em criar produções próprias e exclusivas e com formato diferente, eles preferem a mesmice, e se você não concorda comigo, sugiro que passe a ler boletins de sites especializados em audiência na televisão para ver como a audiência da Record não é como eles fazem questão de divulgar e ainda enchem a boca ao dizer que estão na liderança ou ao menos na cola da Globo, a rede paulista que na verdade já vem sendo conhecida como Igreja Universal ou TV da Universal, criou uma imagem que aqui ao lado mostra ela perfurando a rede carioca. Porém, só a logomarca pode ter como objetivo mostrar que a Record busca na Globo, uma verdadeira mina de sucesso, algo que a emissora carioca busca com seus profissionais serem autênticos e por mais que copiem modelos de programas e quadros de emissoras internacionais, ela não plageia e muito menos, comete plágio dentro do seu próprio território.
O que quero com isso, é mostrar como o profissional de marketing ou publicidade até pode sim se inspirar em campanhas de sucesso dos concorrentes, mas que sobre isso, ele se apóie na fragilidade do concorrente e busco nas qualidades de sua marca ser superior nas criações, afinal, se a Ypê divulgar uma campanha igual, com o mesmo formato, cores e produção da OMO, certamente, os consumidores irão levar OMO, por ser uma marca conceituada e estar há muito tempo no mercado e líder em seu seguimento do que a Ypê, afinal, a campanha levou a isso.
Então sejamos ousados ao criar campanhas e novas estratégias e não sejamos fracos ao copiar campanhas já lançadas anteriormente pelos nossos concorrentes, até podemos lançá-las, desde que relançemos uma campanha de sucesso e uma boa pesquisa mostre que esta será bem aceita novamente. Se temos uma marca, um produto, porque copiar o concorrente nas estratégias? Nós como bons profissionais, precisamos sim estudar e muito nossos concorrentes, mas quando o estuda, sempre encontramos alguma brecha para superarmos e até surpreendermos nossos clientes e o concorrente. Eu costumo dizer que é na fraqueza das pessoas que eu encontro forças e energia para buscar novas saídas, novas conquistas, sucesso e minha superioridade (sem menosprezar ninguém), e o mesmo, pode deve ser feito com nossos concorrentes, busque na falha deles, na fraqueza para se mostrar superior, total controle do mercado. A fragilidade do seu concorrente aliada as qualidades que o seu produto possui, já é argumento suficiente para você obter o sucesso desejado, desde que com as estratégias corretas de posicionamento, campanhas publicitárias e dirigidas ao público alvo adequado, não seja o seu produto uma record da vida que usa estratégias erradas nos momentos errados, como por exemplo, divulgar a novela Rebelde que aliás vem surpreendendo com seus baixos índices de audiência em programas como JR mesmo ou no Hoje em Dia. Eu ia encerrar por aqui, mas note o erro, se a novela é para o público teen, porque anunciar nos programas destinado aos adultos?
Este é o cuidado que você profissional de mkt ou publicidade precisa tomar, atingir o público correto utilizando a linguagem e os meios adequados a este.
No mais, um forte abraço e até a próxima!