O SUCESSO DO BUZZ MARKETING E DO MARKETING VIRAL

Por Rafael Fabrício

Olá, é com muito prazer que volto a escrever sobre marketing aqui no blog, desta vez, quem ganha destaque é o buzz marketing e também o marketing viral. Calma, o marketing apesar de suas diversidades e muitas ramificações assim posso dizer, irei explicar de forma clara e objetiva sobre cada uma das ramificações aqui citadas e que vem ganhando muita força expressiva dentro do marketing.
Por seu baixo custo, o buzz marketing e o marketing viral, está se tornando cada dia mais bem vista pelos profissionais de marketing para propagar uma marca ou produto. Embora bem específicas, essas duas formas estratégicas de mkt possui características distintas, particulares mas bem próximas e muitas vezes pode sim ser confundida uma com a outra.
O buzz marketing apesar do nome, não tem nada a ver com as publicidades divulgadas nos ônibus, mas sim, o chamado marketing boca a boca, ou seja, é aquele que bem ou mal se espalha rapidamente e tinge pessoas, produtos ou marca. Agora pergunto a você, alguma vez você já deixou de comprar algum produto ou determinada marca por alguém ter falado mal dela? Ou derrepente comprou por terem indicado e falado bem? Então, este é o famoso buzz marketing ou marketing boca a boca, é sucesso e se adapta a tudo, pessoas, produtos, marcas...etc. Eu já fui vítima do buzz marketing e quando este é direcionado as pessoas, quase sempre este não é nada favorável à vitima, ou aquele q que está na boca do povo, masai é hora de usar bem o mkt pessoal a seu favor e reverter esta situação e foi o que fiz, mas voltando ao nosso assunto principal, é horra de esclarecer a diferença do buzz marketing para o marketing viral.
Com o aumento e facilidade ao acesso a internet, está muito fácil utilizar o mkt viral, eu sou um adépto desta estratégia para divulgar meu trabalho como consultor e também meu blog, postando nas redes sociais como orkut, facebook, twiiter entre outras e também um mailing de contatos via e-mail, o mkt viral é aquele que busca divulgar uma marca ou produto para o maior número de pessoas possíveis para fixar uma marca na mente das pessoas, ou seja, espalha mesmo um vírus. Eu faço uso do mkt viral para fixar meu blog na cabeça dos meus contatos das redes sociais.
Para fácil e ligeira comunicação, resumo afirmando que, buzz marketing é aquele que convence você a usar/comprar uma marca ou produto pelo o simples fato das pessoas ao seu redor ter recomendado e dito bem deste (ou afastar de uma marca, produto ou até pessoa se o buzz marketing for negativo a este), enquanto o marketing viral, é aquele que não quer convencê-lo a comprar nada, mas quer apenas que você se lembre que o produto, marca ou o meu blog (risos) existe e que estará sempre à sua disposição para quando precisar ou se interessar por este.
Sinceramente, espero ter sido objetivo nas explicações sobre buzz marketing e marketing viral, mas na verdade, é algo simples de se entender e qualquer dúvida que você tenha, entre em contato comigo, terei o maior prazer em responder seu contato, seja por e-mail, telefone, twiiter, facebook e orkut, meus contatos estão todos à sua disposição aqui no blog, e caso você seja um empresário e queira contratar uma consultoria estarei aqui para antender e criar uma estratégia que esteja de acordo com sua necessidade, com sua condição finceira e que seja a mais satisfatória possível, querendo e precisando também, estou aberto a críticas, sugestões, a dar treinamento e palestras sobre marketing e comunicação.
Muito obrigado, um forte abraço e até a próxima!