MARKETING x POLÍTICA

Por Rafael Fabrício

É com muita alegria que volto a escrever para você meu querido leitor/seguidor, e desta vez, quero abordar um tema o quanto polêmico, afinal de contas, quando se diz em políticagem, já se sabe que vem bomba, discussão e muita polêmica pela frente. Pois bem, apesar de estar fora de envolvimento político e até confesso que pouco sei sobre política, mas domino minha área que é marketing, e não adianta correr, o uso do marketing está em todas as áreas mas deixo claro que por buscar novas oportunidades e parcerias, estou buscando informações sobre a política no Brasil e no mundo e o uso do mkt dentro desta.
Bom, dento do mundo político é comum falar em ética, coerência, imagem, publicidade e tantas outras coisas que querendo ou não, envolve o marketing. Fico triste ao ver como o uso do marketing seja negativo dentro da política aqui no Brasil principlamente quando envolve ética e coerência, afinal, a cada dia surgem más notícias sobre nossos políticos e infelizmente, o mkt acaba sendo negativo e muitas vezes negativo para o próprio marketing que perde sua credibilidade, porque como bem estamos vivenciando, os políticos saem por cima e com ajuda do marketing em si. Confuso isso tudo né?
Mas não é, o que quero dizer é que, quando alguém critica o marketing, o exemplo crítico que dão é justamente relacionado aos políticos, as pessoas alegam que o mkt cobre a sujeuirada desses más políticos e que por isso o marketing não presta e que este seja enganoso, é quase unânime na opinião da grande maioria das pessoas, porém, nós mercadólogos (profissionais de marketing) somos pagos para criar estratégias que ao menos supere toda essas sujeira dentro da política, e "limpe" a imagem do políticos.
Contudo, posso dizer que ou nós profissionais de mkt somos muito bons, ou é realmente o povo que não sabe se portar na política brasileira, um exmplo disso, estão os DIÁRIOS SECRETOS que a RPCTV e Gazeta do Povo trouxe à tona. O marketing que eu em toda mídia foi negativa aos políticos e favorável ao Paraná, ao povo paranaense, ou seja, criou-se estratégias e campanhas de mkt não para defender os políticos envolvidos, eu só lia artigos, releases e via campanhas contra estes, e mesmo assim, um dos maiores envolvidos que na época era presidente da casa, da Assembléia Legislativa do Paraná, foi reeleito e com uma porcentagem alta de votos, então o povo não pode culpar o marketing ou condená-lo pela polítca "porca" de algumas pessoas que se dizem políticos, afina de contas, há sim pessoas e políticos de bem que lutam por um país melhor e uma sociedade mais justa.
Seria ótimo se o marketing fosse usado apenas em favor desses políticos que são de bem, que realmente buscam o melhor para o povo brasileiro e para esta nação tão rica na cultura, çrença e na alegria, um dos melhores slogans criados pela equipe de mkt do ex-presidente Lula, foi e é: "Sou brasileiro e não desisto nunca", porque é uma realidade, os brasileiros são persistentes e esta frase que se tornou slogam de uma campanha publicitária durante o mandato de Lula é um slogam motivacional e que bom se todas as agências e campanhas de marketing fossem usadas dentro do mundo político para motivar, incentivar o povo a lutar em busca dos seus sonhos, a fovar da educação e saúde sem mentiras, sem ironas. engraçado, os plíticos dizem tanto durante as campanhas em educação, saúde e emprego, mas a realidade é outra, quem está fora utiliza destes argumentos para se elegerem e quem esta dentro defende a melhora nesses setores, mas quem realmente é o maior interessado sabe e muito bem que a realidade é outra.
Aqui vai um chacoalhão para os políticos e seus "marketeiros" acordar e bolar novas estratégias para as campanhas eleitorais, novos argumentos, releases para os políticos. Eu sei que em artigos anteriores eu corrigi a forma de se dirigir ao profissional de marketing, mas quem cria campanhas para alguns políticos não deve ser chamado de profissional e sim de marketeiro mesmo, porque se fossem profissionais mudaria o cenário político do nosso país, dos nossos políticos, buscaria em emio a sociedade soluções e idéias para mudar a política dentro do Brasil, concordo que todos querem ouvir promessas de mais vagas nas escolas, melhores salários, mais médicos e vagas nos leitos públicos, no entanto, a sociedade já sabe que os políticos dirão isso em suas campanhas, o que todos os brasileiros querem ao certo é, ver essas promessas tornando-se real, mas para isso, cabe aos assessores de comuniação e marketing dos partidos políticos e dos políticos em si atuarem de forma diferente, convencer que a políca no Brasil está mudando e que eles precisam mudar, porque o povo está mudando a forma de ver, rever e pensar sobre o uso do marketing dentro da política, então será que você profissional de marketing está preparado e é capaz de acompanhar esta nova realidade no cenário político, ou prefere ser chamado de marketeiro, afinal, quem é profissional de mkt, sabe que o mercado muda e como bons profissionais precisamos acompanhar as mudanças em favor daqueles ao qual prestamos nossos serviços como tal, e na política, não é diferente, é preciso acompanhar as mudanças para que as campanhas sejam melhores e o povo que é o maior interessado, possa mudar a forma de pensar, analisar e julgar os políticos.
Eu e você profissional de mkt, somos os responsáveis por mudar este cenário político em nosso próprio favor, bem como dos políticos e partidos aos quais assessoramos e principalmente a sociedade brasileira que olha com olhos nada favoráveis ao marketing político.
Então seja você um profissional de mkt ou um político e reflita sobre como anda sendo usado o mkt ao seu favor, se é positvo ou negativo e o que pode ser feito para mudar a realidade sempre para melhor, e você que é um marketeiro político, analise e pense bem se quer continuar sendo chamado de marketeiro ou de profissional!!