PREOCUPAÇÃO COM O MEIO AMBIENTE TORNA-SE ESTRATÉGIA DE MARKETING NAS GRANDES E PEQUENAS EMPRESAS

Por Rafael Fabrício

A preocupação com o meio ambiente, vem se tornando cada dia mais comum e mais frequente entre as pessoas e com o meio corporativo, empresarial. É impressionante como os profissionais de marketing, usam dos fatos comuns no nosso dia a dia, para favorecer as empresas e ajudá-las a vender mais, arrecadar mais. Isso vem occorendo frequentemente entre as empresas grandes ou pequenas que acabam adotando o tema "Aquecimento Global" como estratégia de marketing, favorecendo o aumento nas vendas, gerando lucros e conscientizando oc consumidores direta, ou indiretamente.
Os grandes redes de supermercados por exemplo, adotaram a idéia das sacolas biodegradáveis ou sacolas ecológicas que demoram menos tempo para se decompor, adotaram ainda o retorno das sacolas retornáveis que já se era utilizado alguns anos atrás pelos mais antigos, as tradicionais sacolas de feira como eram conhecidas, com isso o cliente até ganha desconto por não utilizar sacolas plásticas e a idéia chegou aos pequenos mercados ou mercados de bairro.
Empresas grandes como Unilever e Ypê por exemplo, também entrou na onda e adotaram o tema como estratégia de marketing para atrair novos consumidores e gerar mais lucros, já que os consumidores estão se tornando cada dia mais conscientes e exigindo que as empresas também passem a se preocupar com o meio ambiente. A Ypê por exemplo, destacou e ainda destaca principalmente em sua página na internet, que parte da renda com a venda de seus produtos é destinado ao reflotestamento principalmente da árvore que dá o nome à sua linha de produtos, de acordo com informações do site da empresa, eles possuem uma área própria para reflorestamento, sendo ali, que está a verba arrecadada e destinada ao plantio de árvores.
A Unilever, que também adotou estratégia parecida através do seu departamento de marketing, busca alertar as pessoas quanto a preservação ambiental no uso consciente da água, energia o desmatamento e a preocupação com o planeta em um todo através de sua companha que anda sendo veiculada nas principais redes de televisão brasileira e até mundial, já que a marca Unilever percorre todo o mundo.
Hoje em dia quando se diz em preservação ambiental, se diz também em estratégias de marketing, em consumo e lucros, afinal, como dito acima, os consumidores estão cada dia mais exigentes, e isso que é do marketing sabe e procurar adotar essas exigências dentro das empresas em que trabalham para atrair novos consumidores, aumentar as vendas e consequentemente aumentar também os lucros, pois o consumidor está preferindo comprar um produto de uma marca que se preocupa com o planeta e isso é algo de pleno conhecimento dos mercadólogos que obviamente "se aproveitam" da situação em favor das empresas.
De certa forma, o bacana é que sempre se visa lucro, mas ao mesmo tempo há uma preocupação sim com o meio ambiente e o marketing ambiental vem crescendo à cada dia, tanto que já existe pós graduação nesta área pelo o crescimento que ele vem conquistando e a prova está ai para quem quiser ver, basta ligar o rádio ou televisão e prestar atenção nas campanhas publicitárias veiculadas nos meios de comunicação e até em impressos, já que muitas agências estão adotando o papel reciclado para impressão de folhetos, folders, tablóides, etc.
Na verdade, o marketing ambiental é o que há de novo e o mercado está ai para ser explorado nessa área. Campo para explorar é o que mais existe, tanto que uma das pioneiras no uso do marketing ambiental é a Natura e que sempre vem se renovando nas estratégias e campanhas promocionais e publicitárias, basta ter um profissional interessado em buscar novos conhecimetos, acompanhar o pensamento e desejo do consumidor e estar atento aos concorrentes para traçar um plano estratégico perfeito usando o marketing ambiental sem "falar" besteira.
Mas quero que você meu querido leitor fique atento ao meio ambiente e saiba analisar corretamente uma campanha, um projeto ambiental dentro deste mercado que vem sendo explorado a cada novo dia para atrair consumidores, ou seja, fique atento para não ser engando, afinal, más intenções e enganações é o que mais existe neste mundo e o que muitas empresas e profissionais de marketing precisam se atentarem é que nós consumidores não somos mais os "bestas" de antigamente que se deixar enganar facilmente pelas belas campanhas promocionais, por isso digo, vamos bater em cima e não deixar que nenhuma empresa e nenhum profissional de marketing use do meio ambiente para se dar bem sobre nós e nos enganar e na verdade não fazer nada em favor do planeta que pede, grita por socorro.
No mais, deixo aqui meu forte abraço a você, e meu pedido que se manifeste, opine, comente, seja aqui no blog ou me enviando e-mail, o que importa é que você se manifeste em favor do meio embiente.