PESQUISA MERCADOLÓGICA, A ARMA DO SUCESSO DE SUA EMPRESA

Por Rafael Fabrício

É com muita alegria que hoje venho escrever sobre pesquisa mercadológica, um instrumento importantíssimo dentro do marketing e que faz a diferença para o sucesso de sua empresa, produto ou serviço.
A pesquisa de mercado, é útil desde a criação e elaboração de um produto, o lançamento de uma marca ou serviço. Se você está pensando em montar um negócio, uma empresa, contrate um mercadólogo e este, apoiado no resultado de pesquisas irá montar de forma mais precisa e satisfatória um projeto que esteja de acordo com a necessidade e os objetivos do seu negócio. Ou seja, para que o sucesso seja o melhor possível, o profissional de marketing irá contratar uma agência séria e confiavel de pesquisas mercadológicas para buscar informações sobre o público alvo que você quer atingir e até seus concorrentes e estas informações, permitirá a melhoria dos produtos ou serviços aos quais você presta ou quer vender, a pesquisa é válida tanto para quem se inicia no mercado, bem como para quem já está neste, para que a possibilidade de fracasso seja escassa e o sucesso seja o mais satisfatório possível.
Com a pesquisa de mercado, o profissional de marketing irá se apoiar nas respostas e opiniões do seu cliente ou daquele se será seu possível cliente. Com isso, a pesquisa não é e jamais será inútil dentro do marketing, do endomarketing, da publicidade e de tudo mais o que se possa imaginar, até mesmo sobre você como pessoa, ser humano, procure você mesmo fazer um levantamento sobre a opinião emitida pelas pessoas ao seu redor, certamente o resultado poderá lhe surpreender e pode levá-lo a muitas mudanças em sua vida, na forma como pensa e age, o mesmo, acontece no mercado. Quando se é realizada uma pesquisa mercadológica, isso provoca reações inesperadas para sua empresa, produto ou serviço, pois as críticas são as mais diversas e acredite, surgem mais críticas do que elogios, mas é nas críticas que iremos trabalhar para que eles sejam as menores possíveis.
O que digo é que, se você vai montar um negócio, a pesquisa irá mostrar qual caminho seguir para evitar críticas e problemas que talvez você como empresário pode não enxergar e que de imediato seja imperceptível, mas futuramente possa vir à tona e com muita força e até de difícil diagnóstico o que poderá levar a falência tão prematura. Já para quem está no mercado, a pesquisa vai buscar o melhor diagnóstico para sanar dúvidas dos clientes/usuários, para melhorar o desempenho do seu negócio o que pode provocar uma mudança radical, por isso é importante você que já está no mercado, realizar sempre pesquisas de mercado para entender a cabeça dos consumidores que muda à cada dia e está em busca de novos produos, serviços que facilite sua vida, que lhe dê mais qualidade de vida e ainda lhe dê satisfação como consumidor, usuário.
Por falar em satisafação, essa é a palavra perfeita para finalizar este artigo sobre pesquisa de mercado que até as emissoas de rádio e TV utilizam (o famoso ibop), é para garantir a satisfação de quem compra, usa, vende, busca novas oportunidades que as pesquisas servem, para garantir satisfação de todos os lados, fechanco um círculo e não deixando brechas para que os concorrentes se aproveitem de uma pequena lacuna para superarem você e ter bons resultados e dar-te uma rasteira e durrubá-lo no mercado. Se quer evitar uma queda, previna-se, seja atento e não vacile, então, para que o mercado seja seu aliado durante a existência do seu negócio, empresa, produto e serviço, tenha aliados junto de ti, para que o mercado se torne um aliado também e assim, você conquiste clientes, parceiros e um sucesso inigualável.