ENTENDENDO E VALORIZANDO O MARKETING E SEU PROFISSIONAL

Por Rafael Fabrício


O que é marketing para você?
Para muitos, marketing é propaganda, publicidade, uma maneira de enganar o consumidor.
Na verdade, a palavra marketing de origem inglesa, quer dizer mercado, ou seja, marketing é entender o mercado e está sim ligado à propaganda e publicidade, mas o verdadeiro marketing não engana, mas procura sim aproximar a marca, o produto ou serviço do consumidor, usuário.
Há diversas modalidades de marketing, como por exemplo, o marketing esportivo que é direcionado ao esporte, marketing de turismo, endomarketing que é marketing interno ligado aos colaborados da empresa e, aqui no blog, existe um artigo sobre esta área, mas enfim, à abrangência do marketing é extensa.
Um erro bem comum, está nas pessoas chamarem os profissionais de marketing de marketeiro, e até concordo que seja sim um termo legal, porém errado e inadequado para entitular um profissional desta área, cujo seu correto título é, mercadólogo, ou seja, aquele que estuda e conhece o mercado. Agora faço um comentário, onde incluo um desabafo. Se mercadólogo é aquele que estuda e conhece o mercado, por que muitas empresas contratam um publicitário, um design e até um engenheiro agrônomo para atuar no departamento de marketing, lhes pergunto, qual a qualificação destes profissionais se a especialização deles são outras e não estudam o mercado como o mercadólogo?
Mas qual o motivo deste comentário? Como disse anteriormente, seria um desabafo, pois irei relatar um fato verídico ocorrido comigo na busca por novas oportunidades, de recolocar-me no mercado de trabalho dentro da área mercadológica, ou marketing se assim preferir. Fiquei pasmado ao ver os anúncios de vagas para analista, auxiliar e, consultor de marketing, onde para estas vagas, a exigência feita no quesito formação superior eram: formação em publicidade e propaganda , para o cargo de consultor de marketing em uma multinacional ligada ao setor de peças automotivas, já para vaga de analista, formação em design para uma agência de comunicação onde digamos, que esta até  seria aceitável, mas um design entende de criação e não de mercado, no entanto, essas fromações até possuem certo grau de ligação a área de marketing, mas o que me deixou mais indgnado, foi ao me deparar com uma vaga para analista de marketing em uma multinacional no setor agrícola, onde se exigia que este profissional, fosse formado em agronomia. Espere!! Um agrônomo sendo contratado como analista de marketing? Concordo que a empresa seja do ramo agrícola, contudo, um agrônomo é especialista na avaliação e produção tanto animal quanto vegetal, não no mercado em si, a menos que este profissional tenha feito uma pós graduação voltado ao marketing agrícola, certamente com essa especializão através da pós, este  possa sim ocupar à vaga.
Onde quero chegar com este comentário, se o artigo é para que você possa conhecer e entender melhor o marketing?
Façamos assim, vamos relembrar algumas coisas do início deste artigo ate aqui!!
Marketing, é o estudo do mercado, análise de concorrentes, produtos, ações voltadas à divulgação para que um produto ou marca seja lembrada pelos consumidores, correto? Sendo assim, um publicitário, um design e um agrônomo, não estuda o mercado, não conhece concorrentes, nem tanto cria e analisa produtos e serviços que se tornem um diferencial para atrair novos consumidores. Ou seja, vamos resumir o pensamento com uma pergunta para sua reflexião.
Você iria á um oculista para tratar uma dor de dente?
Reflita e tire você mesmo sua idéia, seu pensamento sobre o que quero dizer com meu comentário neste artigo, onde o foco principal é entender o mundo do marketing.
Para ajudá-lo na sua reflexão sobre meu questinamento, esclareço o seguinte, por mais que oftalmologia e odontologia estejam ligados à medicina, o publicitário e o design também estão ligados ao marketing, mas não possuem o conhecimentoe a especialização necessária para exercer este cargo, assimo como o oftalmologista não possui o entendimento necessário para cuidar de uma cárie por exemplo.
Se fosse para um profissional assumir o cargo do outro, as profissões seriam extintas, deixariam de existir e/ou nem seriam criadas e certamente não seria necessário haver tantos cursos específicos para formação superior de um profissional, já que um assume o cargo e função do outro, mas jamais se esqueça que por mais conhecimento que este "um" possui em determinada área, ele nunca será um especialista a menos que este busque novos conhecimentos voltados nesta área como cursos de pós, MBA mestrado e doutorado. O verdadeiro marketing vai além da imagem e da marca de um produto, um serviço e até mesmo de uma pessoa, o tão famoso marketing pessoal, como certamente todos já ouviram falar um dia, onde saber vender a imagem pessoal pode levar uma pessoa ao sucesso, ou até mesmo ao fracasso.
Mas espere ai, vender? Sim, vender! Ou não sabia que marketing também é vendas?
Vamos relembrar de novo? Marketing = mercado = vendas, resultado. Toda empresa, toda marca, todo produto ou serviço, busca resultados, e para se chegar a este, é necessessário vender, mas para vender, é preciso divulgar e, para divulgar, precisa estudar o mercado num todo, criando estratégias e buscando novidades para atrair os clientes para o que deseja vender.
Quanta coisa né?
Como esta confuso este artigo. Então, calma, por que finalmente, estamos no desfecho de tudo isso.
O profissional de marketing, como o termo em si, é único e específio, para se obter bons resultados e lucros o ideal é a empresa ter um departamento exclusivo para o marketing desta ou se contratar uma agência de confiança para prestar serviços na área, por que isso exigirá muito esforço e dedicação para uma empresa, seja ela qual for o ramo e assim, alcançar os resultados almejados. Este departamento, deve ser "movido" por profissionais do ramo como já frisei e muito aqui, para que à atuação deste departamento seja focado e assim os resultados serem além de satisfatórios.
Mas porquê isso? Porque o departamento de marketing da empresa X por exemplo, deve, e é obrigada a conhecer com detalhes a empresa X, suas particularidades, visão, missão, histórico da marca, como surgiu a empresa entre tantas outras coisas à qual damos o nome de "briefing". Este briefing será a base do nosso trabalho, o alicerce, pois nele irá conter muitas informações que no momento de criar as estratégias de venda e divulgação, poderá fazer toda diferença no resultado final, pois sobre este documento será realizado o estudo do produto destaque ou apenas da marca que se pede atenção total para alavancar, impulsionar as vendas e, após este estudo, sera feita uma análise de "swot" para verificar e conhecer melhor os concorrentes, que também devem ser analisados detalhadamente para encontrar possíveis pontos fracos deste. Basicamente analisaremos os seguintes pontos na chamada análise de swot: concorrentes, localidade, ameaças e oportunidades, pontos fracos e fortes, realizar pesquisa de mercado e de campo, não somente para ajudar a conhecer melhor os concorrentes mas, também conhecer melhor o cliente e onde pisaremos. Já sobre briefing e sowt, é algo que posso redigir um artigo específico sobre estes temas.
Bom, feito isso, é hora na definir o público alvo, ou seja, para quem queremos nos tornar conhecido, vender nossa marca, produto ou serviço, chegado nesse ponto, vamos definir qual tipo de publicidade nos dará o melhor resultado na divulgação de acordo com o público alvo, ai sim, entra a parceria com os publicitários que são especialistas na criação e desenvolvimento de campanhas e materiais publicitários para divulgação, na verdade, quando chega neste ponto, a parceria envolve o departamento de marketing, uma agência de publicidade, onde certamente esta possui um outro profissional que citei anteriormente neste artigo que seria o design que é o responsável pela criação gráfica do material, logomarca, enfim, de tudo o que estaria voltado à criação gráfica. Aqui, peço que note o quão distinta são essas funções, e sendo assim, não há como um profissional ocupar a função do outro devido seu conhecimento, qualificação e especialização voltada para uma determinada área.
 Enfim,  voltando ao nosso assunto, após estes e outros processos de marketing, é chegada a hora de finalmente conferir o resultado final, e além da confiança em nosso trabalho, a torcida para que o resultado final seja o esperado é imensa, mas na verdade, para o sucesso deste departamento e a empresa num todo, espera-se que todo o trabalho não apenas supere a meta estimada, mas sim, um resultado positivo inesperado que vá além do que havia sido projetado.
Então não se esqueça, marketing é essencial para alcançar resultado, é preciso ter um departamento e profissionais específicos para que sua empresa não tenha surpresas desagradáveis no futuro e um possível arrependimento, por que sinceramente, concertar o erro pode ser impossível visto que após perder a confiança dos clientes, recuperá-la, somente com ajuda divina e não de um mercadólogo, devido a idiotice de ser ter contratado um marketeiro (profissão esta inexistente e não reconhecida) do que um mercadólogo, ou seja, um profissional de marketing que deve não ter apenas o título correto conhecido e reconhecido, mas também valorizado e sendo sincero outra vez, com o reconhecimento financeiro à altura que incentive os mercadólogos a desempenhar seu trabalho com mais convicção e se dedicar ainda mais no cuidado da imagem, da venda e dos bons resultados da sua empresa.