INVESTIR EM TREINAMENTO, NECESSÁRIO OU DESNECESSÁRIO?

Por Rafael Fabrício

Como é bom estar com vocês novamente através de um novo artigo que aborda um tema ainda polêmico como o treinamento e capacitação dos colaboradores das grandes, médias e até pequenas empresas.
Muitos teimosos ainda acreditam não precisar treinar seus colaboradores e que isso pouco faz diferença para seus negócios, mas será mesmo?
O mercado atual muda constantemente e para que as empresas sobrevivam à estas mudanças, é preciso investir na qualidade de atendimento de seus colaboradores, até mesmo aqueles que colaboram indiretamente com seus clientes, como por exemplo, o setor administrativo, onde este setor, pouco tem contato com seus clientes (em alguns casos) mas que sem eles, os negócios não alcançam um resultado 100%. Para que isso aconteça, é sim preciso incentivar, treinar, investir na qualidade dos seus colaboradores, com palestras motivacionais, treinamentos na qualidade do atendimento, fazendo com que seus clientes sejam bem atendidos e tenham suas expectativas superadas diante sua empresa, pois ao ser bem atendido e ter seus desejos bem compreendidos por seus colaboradores, faz total diferença no fechamento de um negócio, e para entender seus clientes, contrate um psicólogo especializado em mercado para que ele treine seus funcionários para entenderem bem os clientes e através da psicologia, entender  o que este busca em sua empresa, contrate também um profissional de marketing e endomarketing, para que este possa dar dicas e trazer técnicas de vendas por exemplo, ou ainda, aproximar os colaboradores e empresa, ou vice versa.
Eu sempre frizo no investimento em treinamentos aqui no blog, mas não à toa, mas sim por ser necessário e trazer resultados satisfatórios para todos, para quem dirige/gerencia um negócio ou, para quem colabora com seus negócios ou ainda, para quem é cliente dos seus negócios. Quando se investe em treinamento e capacitação dos colaboradores, você estará investindo na qualidade dos negócios, no crescimento de sua empresa.
Revelo aqui um fato que ocorreu comigo durante uma entrevista de emprego, uma gerente comercial de uma agência de website, demonstrou total desconhecimento de mercado e principalmente deste tipo de mercado, pois ela me afirmou que um site de e-commerce é vendido em três visitas no máximo. Pois bem, se ela tivesse tido um treinamento com um profissional de marketing especializado em e-commerce, ela saberia que ao apresentar uma proposta de venda o cliente não se convence somente com a lábia do consultor de vendas, é preciso uma sério de fatores, como uma proposta trazendo valores e opções diversas de negociação, ter um mini projeto exclusivo para esta empresa, afinal, não se pode esperar fechar um contrato para só fazer um projeto de website, é preciso que o consultor surpreenda o cliente, que ele ao chegar neste com sua proposta, ele tenha em mãos ao menos um mini projeto exclusivo para este cliente, isso conquista o cliente.
Essa gerente comercial, infelizmente não possui este conhecimento, algo que um treinamento com um profissional especializado, a faria mudar totalmente e radicalmente sua postura como gerente de comercial de vendas. Pois ela saberia que não seria apenas três encontros com o cliente para se fechar um contrato, mas sim diversas reuniões de negociação, que pode até durar um mês ou mais. Eu como um profissional de marketing e comunicação e que tive disciplinas na faculdade ligadas ao e-commerce, marketing digital e TI e com vivência diretamente neste mercado, já que minha formação é técnológica e durante o período de graduação eu convivi mais com a prática do que com a teoria, sei que a realidade é bem diferente do que essa gerente acredita viver, pois eu precisei atuar com empresas reais durante o curso de marketing e comunicação, criando websites, ajuadando e realizando projetos, pesquisas de mercado e, já que o assunto era informatização,  eu fui obrigado a realizar pesquisas eletrônicas dentro deste tema, para que eu pudesse alcança nota, pois como eu disse, não sou especialista na área, mas por ter uma formação tecnológica, tive que encarar a realidade do mercado de frente, em pleno curso de faculdade.
Qual o meu objetivo com essa narratória toda, com meu discurso sobre os tempos de faculdade e sobre essa experiência vivida em uma entrevista de emprego?
Meu objetivo, é mostrar a realidade do mercado atual e como a falta de treinamento e capacitação dentro de uma empresa e/ou uma agência de website deixa a desejar diante dos clientes e, dos grandes clientes potenciais, afinal, uma grande empresa irá pagar mais caro para se ter um website em uma agência que investe na qualidade e em treinamento de toda sua equipe desde seus gerentes até seus consultores, mas que estes apresentem um projeto, uma boa proposta e que supere suas expectativas, ou irá querer pagar menos para uma agência que acredita que apenas agendar uma visita em sua empresa e levar os valores de website
sem um plano estratégico, uma proposta que possa ser negociável e até um projeto de wibesite que mostre que sua empresa realmente precisa deste para continuar bem no mercado?
Certamente, aquele que cobra um valor maior por um website, mas que possuem uma estrutura de trabalho (treinamento, capacitação, projeto, proposta) cuja estrutura esta realmente demonstre sua preocupação com seus clientes, é quem será a vencedora desta concorrência.
Então agora reflita você, vale ou não vale a pena investir na qualidade do atendimento de sua empresa, em se preocupar em treinar seus colaboradores e se obter reconhecimento e prestígio pela qualidade no atendimento aos seus clientes?
Sendo assim, invista em treinamento, mostre que você se preocupa com seus clientes e colaboradores, com a qualidade que estes oferecem ao atender um cliente.
Aproveito aqui a oportunidade para deixar meus contatos para que você possa entrar em contato comigo e até agendarmos um treinamento, uma palestra, motivacional ou mesmo de qualidade no atendimento ao cliente, meu telefone (0**41) 9833-3353 e e-mail: rafaelfabriciomkt@yahoo.com.br - Curitiba - PR.
Que Deus abençoe e ilumine a todos!!