TRABALHO X MOTIVAÇÃO, OU MOTIVAÇÃO X TRABALHO?

Por Rafael Fabrício


Olá, é bom estar aqui postando mais um artigo no blog, agora com nova roupagem, notícias onde sinceramente espero que gostem.
Mas hoje quero falar com você sobre trabalho e motivação, ou vice e versa?
Bom, na verdade este título pode não parecer ter muito haver com o tema do blog que é direcionado ao marketing e comunicação, mas é neste exato momento em que você pensa não ter nada a ver este artigo, que lhe digo, estás completamente enganado!
Se você trabalha em uma empresa, seja ela classificado como grande, média ou pequena, sabe como é massante trabalhar diarimente e ainda ser cobrado pelos relatórios, lucros, queda nas vendas ou negociações, perca de clientes e tantos outros acontecimentos gerados no seu espaço de trabalho que acaba lhe estressando, desanimando e desmotivando a ir trabalhar e é nessas horas que você começa a pensar em pedir demissão, afastamento, ou até procurar algo que provoque seu desligamento da empresa.
Agora você, que é chefe e que só cobra dos seus colaboradores, quer lucro e mais lucro e não oferece condições muito favoráveis de trabalho aos seus funcionários, saiba que, a falta de rendimento destes e quedas nos lucros, vendas e negociações, pode ser por sua culpa por só cobrar metas e resultados e não oferecer um ambiente de trabalho mais motivador.
Mas saiba você empregado e você empregador que tudo isso pode mudar e melhorar se ambos estiverem disposto a motivar e, a ser motivado. Quando digo motivar e ser motivado, quero dizer, oferecer as condições de conforto dentro de uma empresa, de um ambiente de trabalho, como por exemplo, um coffee break semanal onde possa se aproveitar a oportunidade para fazer uma reunião entre chefia e colaboradores para passar as informações da semana, metas e demais rotinas de trabalho e até fazer a famosa lavagem de roupa suja e só terminá-la após estar tudo resolvido e todos saírem sem mágoas.
Para motivar um pessoa no ambiente de trabalho, não é preciso muito como já visto no exemplo do coffe break, mas pode ser uma palestra semanal, promover o dia da saúde, onde a empresa contrata um médico para que este possa atende e orientar os colaboradores da empresa, jornais internos com agenda de eventos e rotinas de trabalho e principalmente mensagens e eventos comemorativos como os aniversariantes da semana, fotos da equipe ou daquela reunião semanal e mostrando qual foram os últimos resultados apurados mas sem cobrar e sim estimular e impulsionar os negócios para cima, outra dica que custa pouco e exige apenas alguns minutos de sua atenção e da atenção dos seus funcionários, as principalmente o seu viu chefe, é pesquisar uma mensagem e um vídeo motivacional na internet e enviar para o e-mail de todos da empresa, principalmente pela manhã, desejando que o dia de trabalho seja bom, proveitoso, tranquilo e abençoado por Deus.
São atitudes simples, mas que pode se tornar uma rotina na sua empresa que gerará muito mais resultado em um todo, colaboradores mais felizes e buscando resultados melhores, porque um ambiente de trabalho saudável, calmo e cheio de motivação gera bons trabalhos e bons lucros. Então pense na possibilidade de fazer algo parecido com o que foi citado aqui, ou faça tudo se for uma grande corporação e o financeiro ajudar, pois querendo ou não, haverá custos para motivar toda sua empresa, ou faça apenas uma delas, mas que ao menos seja uma vez por semana exceto a idéia dos e-mails motivacionais que este pode e deve ser diariamente e baixíssimo custo, um pouco de tempo, mas custo praticamente zero, ou pode realizar algo diferente toda semana, o que é muito melhor.
Empregado que trabalha feliz, trabalha bem e gera bons resultados e os seus negócios busca bons resultados eu sei, mas não explore, não abuse, não pressione os colaboradores, ou lucros vão todos embora com processos e indenizações trabalhistas e até o pagamento das custas do processo que quase sempre é pago pela empresa acusada, e é comprovadamente que as empresas que oferecem boas condições de trabalho e menos estresse aos funcionários, sofrem menos danos e processos trabalhistas.
Então motive, faça com que seus colaboradores queiram ser motivados, queiram abraçar a causa da empresa e vestir a camisa, e tudo o que disse aqui neste artigo, está ligado ao endomarketing, que é o marketing interno da sua empresa e está diretamente ligado ao tema principal do blog. Enfim, dei algumas dicas de como motivar, mas há muitas outras opções, algumas exige-se mais investimento, outras nem tanto e outras ainda, apenas sua vontade e disposição de tempo e de querer fazer.
Caso queira mais informações, dicas do que fazer e como fazer, ou mesmo que eu apresente uma palestra em sua empresa, entre em contato comigo, meus contatos estão disponíveis no cabeçalho do blog, em quem sou eu logo ao lado, me procure, terei a maior alegria em ajudar você, seus colaboradores e sua empresa.
Então lembre-se que trabalho não é motivação, mas motivação é trabalho, e sabe o por que?
Porque muitas vezes, a falta de uma estrutura de trabalho confortável, faz com que seus empregados já cheguem desanimado no ambiente de trabalho, talvez por causa daquele computador antigo que trava o tempo todo, atrasando atrasando a entrega dos relatórios, ou aquela sala apertada que mal dá usar o teclado e o mouse do computador e por ai vai.
É sim possível o trabalho virar motivação, mas para isso acontecer, é preciso que o trabalho seja motivado.
Se você passa a motivar, as pessoas irão querer trabalhar em sua empresa e para você, dai sim, você poderá dizer que o trabalho é motivador, porque as pessoas irão procurá-lo já motivados em busca do trabalho, sabendo que ele será anda mais motivado a trabalhar para ti. E isso é um marketing positivo para sua empresa, pois se as pessoas lhe procuram querendo ser seu colaborador, é porque seus atuais colaboradores fizeram um marketing positivo para você.
Um forte abraço, pense e repense sobre o que leu, tire proveito de algo, coloque em prática e acompanhe o crescimento positivo de seus negócios. Veja o video abaixo e motive-se a fazer algo, lute por você, po seus colaboradores e principalmente pela sobrevivência dos seus negócios, seja persistente nos seus sonhos.

Att.

Rafael Fabrício - acessoria e consultoria em marketing e comunicação