RELAÇÕES PÚBLICAS, A BOA IMAGEM EM SUAS MÃOS

Por Rafael Fabrício 


Em algum momento você certamente deve ter ouvido falar em relações públicas, área esta independente do marketing, porém interligadas e podendo até um profissional de mkt realizar e desenvolver esta atividade. O profissional de RP como é conhecida à área de relações públicas, desenvolve um trabalho privado, porém de vida pública, como por exemplo, alguém trabalhar para uma empresa de grande porta, ou sejas, esta pessoa trabalha em uma empresa privada, mas cuida da vida pública desta.
Para entendermos melhor, será mais fácil citar um exemplo como o acidente do Airbus da TAM em Congonhas em São Paulo em julho de 2007, onde diante daquela situação lastimável, a TAM veio a público e se colocou à disposição das famílias das vítimas oferecendo hospedagem durante as buscas e fase de identificação dos corpos, e  ainda ressarcir outras despesas que estes tivessem durante a estadia em São Paulo. Antes da empresa vir a público, o responsável de RP da TAM, se reuniu com os diretores da empresa, e juntos traçaram uma estratégia e saída para não ficarem "queimados na foto" diante dos usuários e parentes das vítimas e ainda poder ter sua imagem preservada e só então, o RP da empresa reuniu a imprensa e veio a público dar uma explicação sobre o fato ocorrido, passando informações e detalhes sobre o acidente e divulgando as soluções encontradas e qual seria a atitude perante os parentes das vítimas e demais afetados com o acidente.
Então veja você, como é importante ter uma relação pública séria que leve informações precisas e reais para preservar sua imagem e a imagem de uma empresa como a TAM citada no exemplo, afinal de contas, preservar a imagem de uma empresa ou pessoa pública é sim preciso e cabe ao profissional dedicado, confidente e leal como o RP para manter sua imagem limpa em público, ou ao no caso de ocorrer algum problema, sua imagem possa ser preservada pouco afetada (isso visto do lado negativo).
Além de cuidar da imagem das empresas e das pessoas públicas no caso dos políticos por exemplo, o RP vai além de simplesmente ir em público para resolver um problema, mas este profissional, presta ainda uma verdadeira assessoria de comunicação redigindo discursos, releases, e no caso das empresas, ainda cria estratégias e promoções tudo em prol da boa imagem.
Na verdade, o profissional de relações públicas, se confunde um pouco com o de marketing pela funções que ambos desempenham de forma parecidas e até as mesmas funções. O que muitos não sabem, é que RP veio antes e foi desta área, que surgiu a idéia do MKT, mas isso, reconhecidamente como por exemplo diante do ministério do trabalho e até nas instituições de ensino, sendo assim, o mkt, apesar de ser bem antigo, é uma profissão nova diante os órgãos reguladores e por isso ambos profissionais conhecem bem a função um do outro, porque RP de certa forma esta ligada ao mercado (marketing) e precisa assim como o mercadólogo, entender a cabeça dos consumidores, das pessoas para poder assim trazer a público a melhor solução para as causas ou criar as promoções e eventos de acordo com a grande maioria.
O que posso dizer ao certo, é que tão importante quanto um departamento de mkt, toda empresa precisa ter um representante, alguém que dê a cara a tapa em seu lugar, e este alguém, é o relações públicas que enfrenta a mídia, as pessoas e corre o risco de levar tomate e ovos na cara para defender a imagem pessoal (pessoas com vida pública) ou da empresa a qual este veste a camisa e defende com unhas, dentes e tudo mais que tiver à sua disposição para que sua imagem seja sempre a mais bem vista diante de todos ou ao menos da grande maioria.
Por fim, deixo aqui um desfecho deste artigo um tanto quanto vago, para que assim, tu possas buscar informações em livros, publicações e até mesmo na internet sobre este assunto e assim, você poder comentar e se tornar um expert no assunto e aprender a valorizar e respeitar este profissional, bem como respeitar o profissional de mkt.
Então, boa leitura a todos e até o próximo artigo.