INVESTIR EM ENDOMARKETING É INVESTIR NO SUCESSO DE SUA EMPRESA

Por Rafael Fabrício





Hoje irei abordar um tema do qual me identifico muito e gosto de falar sobre ele, nosso assunto é endomarketing. Nesto novo artigo venho abordar a importância do endomarketing para as empresas, sejam elas de grande, médio ou pequeno porte.
Infelizmente, muitas empresas não dão a menor importância ao endomarketing, ou nem sabem o que é endomarketing que em outras palavras nada mais é, do marketing interno, ou seja, o endomarketing é a área que cuida das estratégias internas dentro de uma empresa para a valorizão dos clientes primários de toda e qualquer empresa, que são os seus colaboradores e familiares destes.
Mas porque criar estratégias de endomarketing para seus colaboradores?
Como todos nós sabemos, a melhor propaganda é a boca-a-boca, que na lingagem do marketing, chamamos de buz marketing. Mas o que isso tem a ver com o assunto? Tudo, pois se os seus colaboradores que são seus clientes primários não estão satisfeitos com os produtos ou serviços ou até mesmo com a forma com que sua empresa lhe dá com estes., eles irão falar mal, e quando se diz mal sobre algo a resposta é instantânea.
Para se ter ações de incentivo e valorizão destes colaboradores, faz-se necessário que um profissional especializado da área de marketing ou endomarkting preste toda assessoria e consultoria para a realização e o sucesso desta. Pois seus colaboradores precisam se sentirem importantes, valorizados, lembrados pela a empresa em que trabalham através de ações e investimentos que os façam sentirem vontade e orgulho de trabalharem para sua empresa. Seus colaboradores mecerem e precisam sentir que são importantes e que são lembrados e não precisa muito, mas ações como confraternizações, premiação já diz muito, pois como disse no início deste artigo, os colabaoradores são os seus clientes primários, pois antes de seus clientes secundários, são os primários (aqueles que trabalham para você), que utilizam seus produtos ou serviços.
Por tanto, mais que investir em marketing e éstratégias para atingirem e aumentarem sua carta de clientes, lembre-se que faz-se necessário também investir no endomarketing, para que felizes seus colaboradores sintam vontade, desejo, ânimo de usufruirem seus produtos e/ou serviços para que assim, estes tenham vontade de trabalharem para sua empresa e engrandecerem o nome desta.
Quando se investe no marketing interno, o investimento vai além do esperado, pois apesar de ser marketing direcionado aos colaboradores, quando se adota ações de endomarketing, estas afetam positivamente seus clientes secundários. Um grande erro que boa parte das empresas cometem e que felizmente aos poucos a realidade está mudando, é que quando se pensam em estratégias e ações de marketing, essas são voltadas, dirigidas aos clientes que estão lá fora, quando nossos primeiros clientes são aqueles que estão diariamente ao nosso lado, em contato direto com nosso produto ou serviço e ainda consomem ou utilizam estes.
Investir em endomarketing, não é necessário fazer como a Google, que oferece até sala de jogos e horários livres de trabalho, porém, eles cobram resultado, mas como dito à cima neste, uma simples confraternização, ou premiação mensal para aquele que se destacar mais nas atividaes por ele desenvolvida e aqui volto a dizer, que endomarketing é valorizar, é reconhecer o trabalho, o esforço dos colaboradores que não apenas trabalham para ti, mas mantém seus negócios, afinal de contas, o que é uma empresa sem ter alguém que faça o trabalho ou o serviço ao qual ela se propõe? É como se fosse uma plantação, onde até podemos utilizar máquinas para fazer a colheita, mas do que adianta ter uma máquina para colher, se não tem que a opere? Ou seja, mesmo que sua empresa seja informatizada e cheias de maquinários, ela nunca será 100% informatizada, pois por trás das máquinas e dos computadores, sempre haverá um ser humano que estará atento e apto para sanar os problemas e/ou fazer a máquina funcionar, sendo assim, as máquinas nunca subistituirão o trabalho do homem, até pode facilitar, mas se o homem não estiver ali para manusear sua empresa irá parar.
Então, diante o trabalho do ser humano, que se estressa, que se empenham e se especializam para que seus negócios sigam cada vez melhor e que assim estes aumente, tanto em vendas ou lucratividade, temos que valorizá-los, incentivá-los para que estes carreguem no peito o nome da nossa empresa e que estes tenham orgulho em trabalhar para você, ou para sua empresa.
O que quero dizer com tantas linhas e palavras, é que não se deve pensar apenas em marketing para quem está de fora, mas é preciso pensar em marketing para quem esta dentro do seu negócio e quem sem estes, não há negócios, não há produto, não há serviço.
Quando se investe em marketing interno, é investir em sua empresa, em seu negócio, em seus produtos e serviços para obter resultados que ultrapassem o esperado, afinal, não se pode esperar um resultado satisfatório, quando não se faz um bom trabalho de marketing interno e, como citei no Google, veja como é grande e satisfatório os resultados desta em todo o mundo, porque mais que pensar em resultados, a Google pensa em seu colaboradores que precisam apresentar resultados quando são cobrados e devemos sim cobrar bons resultados deles, mas para cobrar, precisamos dar incentivos e fazer com que tenham vontade de trabalhar para apresentarem resultados que satisfaçam a todos.