O POSICIONAMENTO CORRETO DE UMA MARCA

Por Rafael Fabrício


Quando se diz em posicionar uma marca, isso quer dizer, estar na mente e no coração das pessoas, bem como algumas marcas conhecidas a exemplo da Q'boa, ela é tão querida pelos brasileiros, que a marca se tornou referência e até substituiu o nome do produto que é água sanitária, o mesmo acontece com a Bombril, que deixou de ser palha de aço e passou a ser o produto e não a marca em si, afinal, quem não vai ao supermercado comprar palha de aço e mesmo que compre uma marca concorrente, a chama de bombril?
Os exemplos acima, são ideais para explicar o que é posicionamento de marca, ou seja, estar na mente das pessoas e ser lembrado o tempo todo. De início, não é fácil, mas é completamente possível, desde que usada as técnicas adequadas, estratégias que realmente façam a diferença para sua marca e principalmente para seus clientes, e isso vai desde os 4Ps, até as estratégias utilizadas nas campanhas publicitárias para fixação da marca.
Fixar a marca, é uma estratégia de marketing utilizada para o posicionamento correto da mesma. Mas para isso, seu produto ou serviço precisa mesmo ser bom, ser necessário no mercado, então, ao criar uma marca, seja criativo na hora de pensar nos produtos ou serviços disponibilizados por esta, seja criativo também no nome, na imagem, logomarca e não deixe de pensar e estudar quem será seu cliente, pois não adianta nada você lançar um produto, uma marca focada na classe C, mas usando estratégias dirigidas a classe D ou A por exemplo.
Após criar o produto, estudar qual será o público alvo e pensar na marca e imagem (nome e logomarca), onde vender, logística, preço e ter produtos que desperte a curiosidade, o desejo de consumo e a necessidade de se ter este produto ou usar este serviço, é hora de estudar qual será a estratégia utilizada para alcançar o público desejado, que tipo de mídia e de campanha publicitária focar para que se comece o processo de posicionamento e fixação da marca. Após feito isso, vamos trabalhar por um longo período para que sua marca seja cada dia mais lembrada, através de novas campanhas, sejam elas promocionais ou publicitárias, lembrando sempre, que durante o período de posicionameno e fixação da marca, a combinação entre promoções, camapanhas de merchandising e criativas campanhas publicitárias usadas nas mídias adequadas ao público alvo, são perfeitas para que você seja sempre lembrado, o mesmo acontece no marketing pessoal, se você usa estratégias adequadas, será sempre lembrado(a) quando houver uma promoção na empresa em que trabalha por exemplo.
A diferença do marketing pessoal, é que por mais que você contrate um assessor ou consultor de mkt, você é o único responsável por sua "imagem na mídia", ou seja, você será sua publicidade, sua mídia, seu produto, seu serviço, algo que posso sim redigir um artigo mais específico sobre marketing pessoal e diferente do já postado aqui que é voltado ao sucesso dentro de uma empresa, mas posso direcionar um artigo somente para você entender o que é sua marca e imagem dentro do mkt pessoal.
Mas enfim, o mkt pessoal citado aqui, é apenas um exemplo sobre posicionamento e fixação correta da marca.
Então lembre-se, ao entrar no mundo dos negócios, não basta apenas ter vontade, basta ter iniciativa, ser determinado, querer investir e não desistir no primeiro ou segundo obstáculo que surgir pelo o caminho, pois estes são muitos e sempre irá surgir algo, e as vezes você vai acabar de sair de um e logo surgirá outro, mas é ai que deve entrar a persistência, criatividade e desenvolver novos produtos, novos serviços e as vezes buscar novas estratégias e traçar novas metas, novos focos para superar estas dificuldades que é certo, uma hora ou outra, elas irão pintar no seu caminho, seja um concorrente, seja o financeiro, mas você precisa se motivar, motivar sua equipe e jamais desistir. E isso seja no marketing pessoal, ou no marketing dentro da sua empresa, dos seus negócios, mas quando isso acontecer, não será uma agência financiadora que irá resolver, até pode, mas sempre com ajuda de um departamento de mkt com um profissional da área capaz de estudar e entender suas necessidades e as necessidades do público.
Por isso que é importante posicionar corretamente sua marca, seu produto, seu serviço, para estar sempre na mente dos clientes e mesmo que as dificuldades apareçam, você continue mantendo a marca viva e buscando sempre novas estratégias para reposicionar-se no mercado e dar à volta por cima e em último caso mudar de marca, antes disso, tente criar uma sub marca, um sub produto.
Sua marca, é sua cara, sua imagem, mantenha ela viva, faça com que ela seja sempre lembrada e que esteja sempre na mente das pessoas, consulte um mercadólogo (profissional de mkt) para que ele dê uma assessoria ou mesmo uma consultoria o auxiliando neste posicionamento, pois posicionar sua marca e fixá-la na mente dos seus clientes e consumidores, fará toda diferença para se gerar bons negócios.

Por fim, deixo aqui meu abraço e um vídeo do Rosa de Saron, uma banda católica que canta músicas motivacionais e esta aqui, se chama Do alto da pedra, ela diz que a pessoa busca um impulso para saltar mais alto e se confiar em Deus, ela se sente forte e não terá medo de cair e se machucar, ou seja, quero que após ler este artigo, tú não tenhas medo de se lançar no mercado e que veja na dificuldades de algumas pessoas a grande chance de ajudá-las e se lançar no mercado empresarial com uma marca só sua, um produto só seu e que confie e acredite em ti mesmo, no seu potencial e nas pessoas que lhe darão impulso para saltar alto neste mercado, este impulso pode vir de sua família, amigos e até um profissional de marketing, que irá acreditar em você, em sua marca, em seu produto. 

Veja o vídeo e bons negócios!